Oferta Alimentar em Meio Escolar – O que há de novo em matéria de orientações

A educação alimentar tem sido, para o Ministério da Educação e Ciência (MEC), uma das áreas prioritárias da educação para a saúde. Neste âmbito, o MEC tem vindo a produzir orientações dirigidas à oferta alimentar em meio escolar.
Na sequência da Circular n.º 11/DGIDC/2007, surgiu o documento “Bufetes escolares – Orientações” que vem trazer algumas novidades sobre a política de oferta alimentar nos bufetes, nomeadamente nas questões relativas aos cuidados que as escolas devem adotar no sentido da promoção de alguns géneros alimentícios ou na redução de outros.
Outro documento recentemente disponibilizado (“Alergias Alimentares – Referencial”) vem fornecer informação preciosa para as escolas saberem como agir perante casos de alunos que apresentam alergias e/ou intolerâncias alimentares.
No sentido de auxiliar as Direções das escolas/agrupamentos a verificarem e monitorizarem a oferta alimentar em meio escolar, a DGE disponibiliza também um outro documento sob a forma de grelha de verificação, documento este que visa a autoavaliação e consequente análise critica da oferta alimentar, quer nos bufetes quer nos refeitórios (nos de gestão direta e nos concessionados).

Material de apoio

Documentos