Estatísticas monetárias e financeiras: Porque são tão importantes?
A política monetária da área do euro tem como principal objetivo a manutenção da estabilidade de preços. É definida e implementada pelo Eurosistema.
O objetivo de manutenção da estabilidade de preços é atingido convencionalmente através do controlo da oferta da moeda – emissão de notas e disponibilização de liquidez aos bancos; e do preço da moeda – através da definição das taxas de juro diretoras.
O Eurosistema pode também adotar medidas não convencionais de política monetária, nomeadamente compras de ativos financeiros e operações de refinanciamento com caraterísticas especiais.
Através destes instrumentos o Eurosistema influencia as condições no mercado monetário e orienta as taxas de juro de curto prazo que são depois transmitidas ao conjunto da economia, afetando o volume e as taxas de juro dos depósitos e dos empréstimos de particulares e empresas.
As estatísticas monetárias e financeiras permitem acompanhar e quantificar este processo, conhecido como mecanismo de transmissão da política monetária.
Mas não só.
O poder analítico destas estatísticas permite também analisar a importância e o papel de outros intermediários financeiros na economia, como os fundos de investimento, as seguradoras ou os fundos de pensões.
Neste webinar, o Banco de Portugal apresenta as estatísticas monetárias e financeiras: desde a política monetária ao papel das entidades envolvidas no sistema financeiro, disponibiliza ferramentas que poderão enriquecer as suas aulas e apresenta o BPstat, o portal de estatísticas onde poderá encontrar conteúdos atuais, interativos e pedagógicos sobre a economia portuguesa e da área do euro.