Luísa Moreira
Agrupamento de Escolas de Campo Aberto
Maria Luísa Tavares Moreira, natural de Póvoa de Varzim, é licenciada em Ciências Religiosas e Mestre em Administração e Organização Escolar, pela Universidade Católica, Porto. Mais ainda, possui habilitação em Formação Pessoal e Social, na ESE, Porto. Em 2011, inicia o projeto de doutoramento em educação na UCP, desenvolvendo investigação no âmbito do Projeto Fénix.
Ao nível da formação pessoal e social, frequentou Conservatório de Música do Porto, e colabora nas atividades de uma Organização Não Governamental de caráter humanitário. Exerceu funções como docente ao nível do 2º e 3º ciclo na região do Grande Porto, assumindo desde 1998 funções de Diretora e Presidente do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Campo Aberto-Beiriz.
No ano 2008/2009, desenha e implementa o “Projeto Fénix” no Agrupamento que dirige. Defende em 2009 a dissertação de mestrado intitulada Projeto Fénix – Um Projeto de Inovação Pedagógica: Operacionalização e Impacto no Agrupamento Campo Aberto – Beiriz.
No ano letivo seguinte integra a Comissão de Acompanhamento do Programa Mais Sucesso Escolar (Ministério da Educação), monitorizando as escolas que, a nível nacional, implementaram o Projeto Fénix, com acompanhamento científico por parte da Universidade Católica Portuguesa.
Em 2010, publica o artigo Projeto Fénix – Um projeto de Inovação Pedagógica: Operacionalização e Impacto no Agrupamento Campo Aberto, no livro – Projeto Fénix, Mais Sucesso para todos – Memórias e Dinâmicas de construção do sucesso escolar (UCP, Porto).
Em 2011, lança em co-autoria com José Matias Alves, o livro Projeto Fénix – Relatos que contam o sucesso, uma súmula dos trabalhos desenvolvidos no acompanhamento do Projeto.
Desenvolveu diversas parcerias com entidades empresariais privadas de suporte ao Projeto Fénix, destacando-se a estabelecida com a Fundação Ilídio Pinho e, em colaboração com a UCP, lança o Prémio Fundação Ilídio Pinho “Pedagogia”, exclusivo para as escolas da rede Fénix.
A opiniões expressas nos webinars são da exclusiva responsabilidade dos respetivos dinamizadores.