Uma cultura de inclusão
O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa foi recentemente constituído. Resulta de um reagrupamento que juntou os Agrupamentos de Escolas José Neves Júnior, Estoi e a Escola Secundária Pinheiro e Rosa. As escolas estão inseridas numa zona urbana da cidade de Faro e numa área rural que se estende pelo norte do concelho até ao Barrocal Algarvio. Servem uma comunidade educativa muito heterogénea, onde se verificam contrastes no modo e condições de vida das populações. Uma parte significativa dos alunos vive em condições económico-sociais deficitárias e alguns sofrem os efeitos de ambientes instáveis e destruturados. De registar, ainda, as influências da sazonalidade ao nível das condições de trabalho das famílias.
A população escolar regista 86 alunos com NEE, cujos comprometimentos estão maioritariamente centrados nos domínios mental/cognitivo, linguagem/comunicação e psicossocial. A equipa que os acompanha é composta sobretudo por docentes de educação especial especializados no domínio cognitivo e motor/do grupo 910, por psicólogos e terapeutas da fala colocados através do Centro de Recursos para a Inclusão.
No leque de serviços de apoio, o agrupamento conta com o CRTIC e dispõe de 2 UEE, para além dos técnicos disponibilizados pelo CRI. É de salientar o envolvimento da comunidade educativa com instituições parceiras no combate à exclusão social. No âmbito das outras ofertas educativas, destaca-se a existência de cinco turmas PIEF, distribuídas por duas escolas do agrupamento.