Programa Mais Sucesso Escolar – Escolas de tipologia Híbrida

Escola Secundária de Arouca

Síntese de apresentação do projeto

No âmbito do Programa Mais Sucesso Escolar, na tipologia Híbrida, o projeto da Escola Secundária de Arouca envolve todos os alunos do 3.º ciclo (8.º e 9.º ano, contratualização e 7.º ano, implementação) e os respetivos professores do conselho de turma, contemplando seis estratégias distintas: i) desdobramento, num bloco semanal, em todas as turmas, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglês e no 9.º ano de escolaridade nas disciplinas de Matemática e Teatro/Educação Tecnológica; ii) assessoria, num bloco semanal, na disciplina de Matemática no 7.º e 8.º ano; iii) grupo de atuação, direcionado a alunos desmotivados ou desinteressados pela escola. Outras medidas: iv) planos de recuperação; v) apoio individual a alguns alunos e vi) tutorias. Também são características deste projeto o incentivo ao trabalho colaborativo dos docentes, o compromisso dos intervenientes e o empenho de toda a escola. Este projeto pretende reduzir a taxa de insucesso no ensino básico, em 1/3 por ano, até 2013.

Bibliografia de apoio

  • Alarcão, I. org. (2000), Escola Reflexiva e Supervisão, Uma Escola em Desenvolvimento e Aprendizagem, Porto, Porto Editora.
  • Arends, R. (2008), Aprender a ensinar, Madrid, McGraw-Hill.
  • Cook, L., & Friend, M. (1995). Co-teaching: Guidelines for creating effective practices. Focus on Exceptional Children, 28(3), 1-16.
  • Day, C., (2001), Desenvolvimento Profissional de Professores, Os desafios da aprendizagem permanente, Porto, Porto Editora.
  • Elias, F., (2008), A escola e o desenvolvimento profissional dos docentes, V.N.Gaia, Fundação Manuel Leão.
  • Murawski, W. W. (2005). Addressing diverse needs through co-teaching. Kappa Delta Pi Record, 41(2), 77-82.
  • Oliveira-Formosinho, J. (org.) (2002), A Supervisão na Formação de Professores I. Da Sala à Escola, Porto, Porto Editora.
  • Perrenoud, P., (2001), Dez novas competências para uma nova profissão, In Pátio, Revista pedagógica (Porto Alegre, Brasil), n°17, Maio-Julho, (pp. 8-12). Disponível em: http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2001/2001_23.html [consultado em 01/05/2011].
  • Ponte, J. P., (2010), Investigar a nossa própria prática, Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
  • Santos Guerra, M.A. (2000), A escola que aprende, Cadernos do CRIAP, Porto, ASA.
  • Sá-Chaves, I. e Amaral, M.J. (2000), Supervisão reflexiva: a passagem do eu solitário ao eu solidário in ALARCÃO, I. (org.) Escola Reflexiva e Supervisão, Porto, Porto Editora.
  • Teixeira, M., (org.), (2001), Ser Professor no Limiar do Século XXI, Porto, Edições ISET.
  • Teixidó, J., & Groc (2008). Desdoblar? O dos docentes en el aula? La innovación, la moda y el problema/dilema organizativo. Acessível em 28 de outubro de 2011, de http://www.joanteixido.org/
  • Thurler, M. G. (2001), Inovar no Interior da Escola, São Paulo, Artmed Editora.

 

Caracterização da escola (ESA)

A Escola Secundária de Arouca (ESA) situa-se na zona norte do distrito de Aveiro e é a única escola secundária do concelho de Arouca. A ESA propõe uma oferta formativa diversificada nos cursos de prosseguimento de estudos, cursos de educação e formação e cursos profissionais. O trabalho da escola tem sido distinguido a nível nacional e internacional, com a atribuição de vários prémios. Aderiu ao projeto Mais Sucesso Escolar em 2009, alargando a sua implementação a todo o 3.º ciclo. O trabalho desenvolvido na ESA pretender cumprir o seu lema: “A escola não desiste dos seus alunos”.
http://esec-arouca.pt/joomla2/
Vídeo sobre o desenvolvimento do projeto na escola

 

Escola Básica João de Meira

Síntese de apresentação do projeto

No âmbito do Programa Mais Sucesso Escolar, a tipologia Híbrida permitiu responder à heterogeneidade da escola. O projeto da Escola Básica João de Meira incide na reflexão sobre as práticas, no trabalho colaborativo e na mobilização mais versátil e criativa dos recursos, promovendo nos conselhos de turma a articulação dos conteúdos e das abordagens pedagógicas. Há uma atenção crescente quanto à congruência entre os diversos níveis de gestão e de decisão.
A planificação mais colaborativa, a partilha dos recursos e as reflexões sobre as práticas promoveram a eficácia das assessorias, mas a falta de tempo é ainda um constrangimento importante. As tarefas baseadas no ensino explícito têm focado o desenvolvimento processual de competências. Face ao diagnóstico inicial, os alunos revelam progressos, sobretudo nas competências de comunicação.

Bibliografia de apoio

  • Formosinho, J. e Machado, J. (2008). Currículo e Organização, as equipas educativas como modelo de organização pedagógica. in Currículo sem Fronteiras, v. 8, nº 1, pp. 5-16, Jan/Jun 2008.
  • Pacheco, J. A. (2009). Processos e Práticas de Educação e Formação. Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização. in Revista Portuguesa de Educação, 2009, 22 (1), pp.105-143. 2009, CIED – Universidade do Minho.
  • Esteban, M. T. (2009). Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola. Revista Lusófona de Educação, v 13, pp. 123-134.

 

Caracterização da escola (ESA)

O Agrupamento Vertical de Escolas Professor João de Meira foi criado em 2003 e inclui as Escolas EB 1 de Oliveira do Castelo, EB 1 de S. Roque e EB 2,3 João de Meira (escola sede). Esta fica situada na Rua Calouste Gulbenkian, na freguesia de Oliveira do Castelo, no concelho de Guimarães, distrito de Braga.
A sua oferta educativa inclui a opção por Educação Musical ou por Educação Tecnológica e Oficina de Teatro, e três Cursos de Educação e Formação: um em Serviço de Bar e dois em Instalação de Sistemas Operativos e Informáticos.
A Escola aderiu ao PMSE em 2009, com vista a reduzir o insucesso dos alunos e a melhorar a qualidade do sucesso. Em 2009/2010, o Projeto abrangeu 2 turmas de 6.º ano e 6 turmas de 8.º ano. Em 2010/2011, integrou 5 turmas de 9.º ano. Em 2011/2012, estão implicadas as 8 turmas de 7.º ano (172 alunos de 843 no total), com assessorias e desdobramentos em Língua Portuguesa e Matemática. A Equipa de Coordenação inclui a Diretora, a Subdiretora, a Coordenadora Geral, a Coordenadora para a Língua Portuguesa e a Coordenadora para a Matemática, em colaboração com os Diretores de Turma de 7.º ano.
http://www.aejoaodemeira.pt

 

AE da Lourinhã

Síntese de apresentação do projeto

No âmbito do Programa Mais Sucesso Escolar, o projeto de tipologia Híbrida do Agrupamento de Escolas da Lourinhã tem como objetivo o envolvimento de todos os professores do 1.º CEB. Desta forma tem-se promovido a reflexão sobre a prática, adaptando, concebendo e implementando estratégias de diferenciação pedagógica (com recurso às tecnologias, por exemplo), de modo a permitir um apoio mais individualizado aos alunos com dificuldades de aprendizagem. O grupo de docentes do PMSE trabalha igualmente em assessoria com os docentes titulares de turma, apoiando-os na implementação de estratégias de diferenciação e de apoio aos alunos mais necessitados. No presente ano letivo os anos intervencionados são o 3.º e o 4.º nas áreas curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Bibliografia de apoio

  • Alonso, L. & Roldão, M.C. (Orgs) (2005). Ser professor de 1.º ciclo – construindo a profissão. Braga: CESC/Almedina.
  • Bessa, N.; Fontaine-A. (2002). Cooperar para aprender. Edições Asa.
  • Costa, F. A.; Peralta, H.: Viseu, S. (orgs.) (2007). As TIC na Educação em Portugal – Concepções e Práticas. Colecção Mundo de Saberes. Porto Editora.
  • DAPP/ME (ed.) (2002). As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Qualidade das Aprendizagens. Estudos de caso em Portugal. Lisboa: ME, DAPP.
  • Enochsson, A. & C. Rizza (2009). ICT in Initial Teacher Training: Research Review, OECD Education Working Papers, n.º 38, OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/220502872611
  • Grave-Resendes, L.; Soares, J. (2002). Diferenciação Pedagógica. Universidade Aberta.
  • Rodrigues, D. (Org.) (2001). Educação e Diferença – Valores e Práticas para uma Educação Inclusiva. Colecção Educação Especial, Porto Editora.
  • Sanches, I. (2001). Comportamentos e Estratégias de Actuação na Sala de Aula. Colecção Educação. Porto Editora.

 

Caracterização da escola

O Agrupamento de Escolas da Lourinhã engloba uma escola secundária, uma escola de 2.º e 3.º ciclos, nove do 1.º ciclo do ensino básico e sete Jardins de Infância dispersas geograficamente pelo concelho da Lourinhã. Inicialmente o PMSE abrangia dois anos de escolaridade contratualizados tendo sido posteriormente alargado a todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo matriculados nas escolas do Agrupamento (cerca de 421). Foi criada uma equipa de trabalho constituída por quatro docentes que faz assessoria junto dos professores titulares de turma e dos alunos identificados com dificuldades de aprendizagem nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática.
http://www.aelourinha.pt/