Posso ensinar sem TIC…

O processo de integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola é algo que não tem retrocesso. Apesar de ainda hoje o ensino poder ser desenvolvido por métodos mais tradicionais e magistrais, cada vez mais os professores começam a utilizar as ferramentas como suporte de aprendizagens dos seus alunos.
A Internet veio revolucionar o acesso e tratamento da Informação. Os novos instrumentos da Sociedade da Informação permitem que se desenvolvam processos de aprendizagem colaborativa e construtivista como nunca antes tinha havido possibilidade de fazer. Públicos com características especiais têm hoje acesso facilitado ao conhecimento e possibilidade de sem sentiram cada vez mais integrados numa sociedade tendencialmente não inclusiva.

 

Bibliografia de apoio

  • Apresentação do Orador
  • Lagarto, J.& Andrade, A. (org). (2010). A escola XXI – Aprender com TIC. Lisboa: Universidade Católica Editora.
  • Lagarto,J. (2009). Ensino a distância em elearning. Lisboa: UCP Editora (para a licenciatura em Lingua Gestual Portuguesa)
  • Lagarto,J. (2009). Removendo barreiras com formação a distância e elearning. Lisboa: EQUAL- Ministério do Trabalho eda Solidariedade Social.
  • Lagarto, J. (org). (2007). Na rota da sociedade do conhecimento – as TIC na escola.Lisboa: Universidade Católica Editora.
  • Ramos, J.L. , Teodoro, V.D., Fernandes, J.S., Ferreira, F.M. e Chagas, I. ( 2010) Recursos educativos para Portugal. Estudo estratégico. GEPE. Ministério da Educação.
  • Lagarto,J. (2003). Guia para a concepção e desenvolvimento de projectos de formação a distância. Lisboa: INOFOR
  • Lagarto,J. (2002). Ensino a distância e formação contínua – uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal. Lisboa : INOFOR.


Artigos e capítulos de livros

  • Mineiro, Lagarto, Nunes & Caldas (2010). Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarrollo curricular de la licenciatura em Lengua de señas Portuguesa. Artigo aceite na conferência “Systemics, Cybernetics and Informatics: WMSCI 2010” a decorrer entre 29 de Junho e 2 de Julho 2010, em Orlando-Florida.
  • Lagarto, J. & Andrade, A.(2009) Morfologia da Inovação Educativa Baseada em TI, (I Congresso de Docência Universitária – 248) Vigo – 2, 3 e 4 de Julho.
  • Lagarto, J. e Andrade, A.(2009). Sistemas de gestão de aprendizagem em elearning. Em G. Miranda (ed.). Ensino online e aprendizagem multimédia. Lisboa: Relógio d’Água Editores.
  • Lagarto, J. (2009) Avaliação em eLearning. Em Educação, Formação & Tecnologias. Vol. 2, No. 1 (2009) 19-29. (http://eft.educom.pt/index.php/eft/index)
  • Almeida, S. & Lagarto, J.(2009) Virtual worlds users´perceptions of learning – an exploratory study of Second Life. Em E-Portefólios, Histórias de Vida, Empreendedorismo, Quadros Interactivos e Second Life: instrumentos de empregabilidade para a aprendizagem ao longo da vida. ARTIBYTES 27 e 28 Abril 2009 Santarém: Instituto Politécnico de Santarém
  • Lagarto, J. (2009). Evaluating elearning – from the satisfaction level to evidence of skills in the workplace. Em Proceedings Book of the m-ICTE2009 Conference: Research, reflections and innovations iniIntegrating ICT in education. Abril 2009. Lisboa