PMSE – A tipologia Fénix

O Projeto Fénix reflete uma cultura de escola que percebeu, pelos diversos ensaios levados a cabo ao longo dos anos, a importância de desenvolver dinâmicas organizacionais diferenciadas que possam constituir uma resposta educativa às várias necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, desde alunos de excelência, alunos de nível de proficiência média, ou alunos com dificuldades de aprendizagem. Mais ainda, o projeto deriva do reconhecimento da ausência de elasticidade necessária do modelo tradicional de ensino/aprendizagem face à heterogeneidade existente dentro de sala de aula.
Assim, o Projeto centrou-se em torno da concretização de dois objetivos específicos: melhoria das aprendizagens dos alunos e a diminuição do abandono e insucesso escolar.
De acordo com este modelo organizacional, são criadas turmas Fénix de acordo com princípios de flexibilização e homogeneidade relativa, nas quais são incluídos os alunos com maiores dificuldades ao nível da aprendizagem.
A sua estrutura permite a constituição de grupos de trabalho diferenciados, designados por turma-mãe e ninho (s), que nas disciplinas definidas como prioritárias (Língua Portuguesa e Matemática) desenvolvem um trabalho mais personalizado e ajustado às necessidades concretas de cada aluno. Os alunos com maiores dificuldades nestas disciplinas são apoiados, de acordo com o seu nível de conhecimentos, nos grupos de pequena dimensão (ninhos). Se progredirem nas aprendizagens, transitam para a Turma Fénix e, se a melhoria for significativa, podem mesmo transitar para uma turma não Fénix.
Esta é uma solução flexível, económica, temporária e que não sobrecarrega o tempo letivo dos alunos. Dado o interesse de outras escolas em implementar o modelo acima descrito, o Projeto Fénix passa a obter uma abrangência tendencialmente nacional.
Todas as escolas Fénix têm apostado fortemente no 1º e 3º ciclo, partindo da premissa básica de que cada aluno deverá desenvolver o seu potencial, ou seja, progredir nas aprendizagens e consolidar conhecimentos, para que possa corresponder às metas educativas existentes. Um compromisso educativo que privilegia todas as partes envolvidas – encarregados de educação, alunos e docentes – e que se baseia em valores como o rigor na gestão do processo de ensino/aprendizagem, o respeito pela individualidade dos alunos e a orientação para o conhecimento, sem que tal implique diminuição do grau de exigência.
Dado o acima exposto, resulta a apresentação, organizada em torno da explicação do modelo organizacional Fénix, refletindo os seus valores e princípios, estratégias de atuação a nível da intervenção pedagógica que decorrem da observação e da reflexão sobre as práticas de acompanhamento realizadas às escolas do projeto.

Bibliografia de apoio

  • ALVES, J. & Moreira, M. (2011). Projecto Fénix: Relatos que contam o sucesso. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
  • AZEVEDO, Joaquim (2011). Liberdade e política pública de educação. Gaia: Fundação Manuel Leão
  • MARTINS, Marco António (2009). A escola faz a diferença: O Projecto Fénix e as dinâmicas de sucesso – estudo de caso. Porto: Dissertação de mestrado apresentada na Universidade Católica Portuguesa.
  • MARTINS, M & ALVES, J. (2009). O projecto fénix, a alteração da gramática escolar e a promoção do sucesso: evidências de um percurso de investigação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. 8/2009, pp. 5-46
  • ME (2009). Boletim dos Professores, n.º 15, Lisboa: Editorial do Ministério da Educação. http://www.min-edu.pt/data/Boletim/boletim15_opt2.pdf.
  • MOREIRA, L. & Martins, M. (2010). Intervenção da equipa de Acompanhamento, Monitorização e Avaliação, AMA-Fénix, no âmbito do Programa Mais Sucesso Escolar: O primeiro ano de implementação nacional do projeto Fénix. In J. Azevedo & M. Alves (Org.) (2010). Projecto Fénix – Mais Sucesso Para Todos – Mémórias e Dinâmicas da Construção do Sucesso Escolar. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, pp. 241-268.
  • MOREIRA, L. (2010). Projeto Fénix – Um projeto de inovação pedagógica: estudo avaliativo da operacionalização e do impacto no Agrupamento Campo Aberto – Beiriz. In J. Azevedo & M. Alves (Org.), (2010). Projecto Fénix – Mais Sucesso Para Todos – Mémórias e Dinâmicas da Construção do Sucesso Escolar. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, pp. 75-110.
  • MOREIRA, L. (2011). Relatório de monitorização do Projeto Fénix: Ano 2010/2011. Agrupamento de Escolas de Campo Aberto-Beiriz. Póvoa de Varzim, não editado.
  • MOREIRA, Luisa Tavares (2009). Projecto Fénix – Um projecto de Inovação Pedagógica: Operacionalização e Impacto no Agrupamento Campo Aberto – Beiriz. Dissertação de mestrado apresentada na Universidade Católica Portuguesa, Porto.
  • MOURA, Otília Maria (2011) O Projeto Fénix na disciplina de Matemática: um estudo de caso. Dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  • RODRIGUES, Maria L. (2011). Desafios das políticas educativas. In ALVES, J. & MOREIRA, M. (2011). Projecto Fénix: Relatos que contam o sucesso. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, pp. 11-18.
  • RODRIGUES, Maria L. (2010). A escola pública pode fazer a diferença. Coimbra: Edições Almedina.
  • UCP (2010).– Fénix Digital Nº0. Porto: edição digital.
  • UCP (2010).– Fénix Digital Nº1. Porto: edição digital.
  • UCP (2011).– Fénix Digital Nº2. Porto: edição digital.
  • UCP (2011).– Fénix Digital Nº3. Porto: edição digital.
  • NUNES, Ana Cristina Marques (2011). Projeto Fénix. À descoberta dos sentidos e das práticas promocionais de sucesso. Dissertação de mestrado apresentada na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa