Para que servem as Humanidades?
No final do 9.º ano, muitos são os alunos que se interrogam sobre o caminho a seguir no próximo ciclo de ensino. Contando com o apoio prestado pelos psicólogos dos estabelecimentos de educação e de ensino na orientação vocacional, os jovens e as famílias procuram muitas vezes um sentido de futuro nas escolhas a fazer. Não sendo o ensino secundário uma antecâmara do ensino superior, as escolhas feitas naquele ciclo acabam, muitas vezes, por orientar o percurso no nível do ciclo seguinte. Neste webinar, pretende-se refletir sobre estas escolhas.
O documento “Perfil dos Alunos para o Século XXI”, ao apresentar os seus Princípios, refere: “A melhor educação é a que se desenvolve como construtora de postura no mundo. Hoje mais do que nunca a escola deve preparar para o imprevisto, o novo, a complexidade e, sobretudo, desenvolver em cada individuo a vontade, a capacidade e o conhecimento que lhe permitirá aprender ao longo da vida”.
O que preparará melhor para o imprevisto, para o novo e para a complexidade? Será fácil explicar a utilidade de estudar matemática, biologia, engenharia, computação e uma série de outras ciências consideradas duras, áreas que aparentam ir ao encontro do interesse público e económico. Mais difícil será argumentar a favor das Humanidades.
Qual a utilidade das Humanidades quando pensamos em empregabilidade ou rendimento económico, numa sociedade em constante mudança e renovação?