Os MOOC no Desenvolvimento Profissional dos Professores: O Estado de uma Nova Arte

Apresentação:
O mundo universitário tem vindo a ser assolado nos dois últimos anos por um fenómeno que muitos designam por verdadeiro “tsunami”. Trata-se dos cursos abertos massivos online, ou Massive Open Online Courses, amplamente conhecidos pela sigla MOOC. Tendo surgido inicialmente no Canadá e Estados Unidos, este fenómeno, porém, conheceu um desenvolvimento global rapidíssimo, tendo tendência a alargar-se a outros setores de ensino. Anunciado por muitos como um fenómeno disruptivo, que coloca em causa o modo como as instituições educativas se organizam e operam, importa analisar que trazem verdadeiramente de novo os MOOC à educação. Que novas oportunidades abrem e que ameaças comportam ao desenvolvimento profissional dos docentes?

Neste webinar, procurar-se-á caracterizar a natureza complexa e diferenciada do fenómeno, identificando as suas origens no seio do movimento da educação aberta, explorando os distintos modelos alternativos conhecidos de organização de cursos abertos massivos online. Dar-se-á particular ênfase à análise das características do primeiro modelo institucional, o iMOOC, desenvolvido em Portugal, pela Universidade Aberta, e projetar-se-ão consequências previsíveis do fenómeno para a atividade docente.

Material de apoio