O Portefólio Europeu de Línguas para o 1.º Ciclo

Apresentação:

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e o Portefólio Europeu de Línguas (PEL) são instrumentos linguísticos para apoio ao ensino e à aprendizagem das línguas, desenvolvidos por peritos do Conselho da Europa (CoE), no âmbito do Projeto “Políticas Linguísticas para uma Europa Multilingue e Multicultural” (1998-2001), que culminou no AEL-2001, Ano Europeu das Línguas.
O protótipo do Portefólio Europeu de Línguas foi elaborado como instrumento pedagógico de aplicação prática do QECR, documento da maior importância pela transparência e comparabilidade que permitiu introduzir no ensino e na aprendizagem de línguas, com a definição de níveis de referência e descritores de desempenho, o que veio contribuir significativamente para facilitar o reconhecimento mútuo das aprendizagens em países diferentes.
O PEL tem potencialidades para uma utilização profícua pelos alunos, quer enquanto estratégia de incentivo à aprendizagem de línguas, de promoção da diversidade linguística e do diálogo intercultural, quer como instrumento de desenvolvimento das capacidades de organização, reflexão, autoavaliação e da autonomia.
Existem três modelos de Portefólio portugueses acreditados pelo Conselho da Europa. O modelo sobre o qual incidirá o webinar de hoje é: "O meu primeiro Portefólio Europeu de Línguas", destinado a aprendentes dos 6 aos 10 anos.