A intervenção escolar com comunidades ciganas
É na escola que tudo acontece e que tudo transparece. Como técnica de intervenção social considero que a escola é o contexto privilegiado de intervenção. A diversidade cultural existe na escola e por isso é aí que temos a oportunidade de, desde cedo, conhecer melhor o outro e estabelecer pontes, uma vez que é da compreensão que vem a relação e um verdadeiro trabalho de proximidade com as famílias, com as crianças e com os jovens. Ainda que muitas vezes as opiniões generalizadas nos conduzam a esta ideia, o absentismo e insucesso escolares não são uma caraterística cultural dos ciganos, por isso temos ciganos a estudar, outros já licenciados, mestres, com empregos e vidas estruturadas. Todavia, como em qualquer outro grupo minoritário o seu percurso escolar está intimamente ligado às expetativas das famílias e principalmente ao papel que a escola desempenha neste processo. As respostas passam por desenvolver estratégias de integração, relação de confiança, aceitação e diferenciação pedagógica, entre outras, com o grande objetivo de promover a inclusão e o sucesso educativo de todos.