Integridade
A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção elegeu a prevenção “como vetor essencial para enfrentar este fenómeno” e definiu como prioridade, entre outras,“Melhorar o conhecimento, a formação e as práticas institucionais em matéria de transparência e integridade”. Daí o destaque dado à Educação para a Cidadania onde, de forma transversal, temas como a Corrupção, Transparência, Integridade e Ética devem ser trabalhados com @s alun@s.
Na sequência da reconhecida necessidade de envolver a sociedade civil portuguesa na prevenção e combate da corrupção, especialmente em contexto escolar, a associação All4Integrity criou o programa RedEscolas AntiCorrupção, cujo Plano de Ação, denominado “Missão: Educar para a integridade”, dividido em três missões, é interdisciplinar e flexível e tem como principal âncora o tema da Corrupção, associando-se outros como o lobbying, conflito de interesses e tráfego de influências. Destina-se aos alunos entre o 9º e o 12º ano e pretende, através de uma cidadania consciente e ativa nas escolas, promover o sentido de espaço público e bem comum.
Perante o avolumar de casos de violações à integridade desportiva nas mais diversas modalidades e níveis de competição, o Comité Olímpico de Portugal delineou uma estratégia global de atuação, na qual se integra um programa educacional nos domínios da prevenção, sensibilização e formação.
O Programa “Pelo Respeito” promove e dinamiza sessões de formação customizadas e orientadas para a ação com o objetivo de dotar os diferentes públicos-alvo de instrumentos concretos e eficientes sobre a prevenção, o reconhecimento e a denuncia de ameaças à integridade desportiva