GeoRed – Recursos Educativos Digitais para o ensino da Geografia

As imagens da Terra das missões Apolo nos anos 70 do século XX contribuíram decisivamente para alterar a “imaginação geográfica contemporânea” (Denis Cosgrove). Actualmente um conjunto de novas ferramentas de localização e de representação espacial alterou já as práticas dos nossos alunos. O GEORED (http://geored.dge.mec.pt/) é um espaço de partilha de recursos educativos digitais (RED) que se centra na visão de que estes não existem separadamente. São o resultado das interacções entre os utilizadores e a informação, o software e a reflexão sobre as práticas.

Bibliografia de apoio

  • ALLEN, David Y.; A Mirror of Our World: Google Earth and the History of Cartography. Coordinates. Online Journal of the Map and Geography Round Table (MAGERT) of the American Library Association. Series B, nº 12; disponível em http://www.sunysb.edu/libmap/coordinates/seriesb/no12/b12.pdf
  • COSGROVE, Denis; Contested Global Visions: One-World, Whole-Earth, and the Apollo Space Photographs. Annals of the Association of American Geographers, Volume 84, Issue 2, 1994, Pages 270 – 294.
  • CRAMPTON, Jeremy W.; (2010). Mapping, A Critical Introduction to Cartography and GIS. Singapore: Wiley-Blackwell.
  • DODGE, Martin; Kitchin, Rob & Perkins, Chris; (2009). Rethinking Maps. New York: Routledege.
  • EDUCAUSE Learning Initiative (2006); 7 things you should know about… Mapping Mashups. [Online]; disponível em http://net.educause.edu/ir/library/pdf/ELI7016.pdf e acedido em 15.Julho.2010.
  • FERREIRA, Francisco M. e outros, O que há para além do rio da minha aldeia… Comunicação apresentada no I Encontro Internacional TIC e Educação (TICEduca 2010).
  • NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES (2006). Learning to Think Spatially : GIS as a Support System in the K-12 Curriculum. Washington: The National Academies Press.
  • RANA, Sanjay e JOLIVEAU, Thierry (2009) ‘NeoGeography: an extension of mainstream geography for everyone made by everyone?’, Journal of Location Based Services, 3: 2, pp. 75-81.