Do meu quarto vejo a escola
O projeto TeleAula surgiu em 1998, no CANTIC, como uma resposta educativa para alunos que, por motivo de doença, estão impedidos de frequentar presencialmente a escola. No ano seguinte, o projeto passou a contemplar alunos internados em hospitais da região de Lisboa. Atendendo à diversidade de cenários e necessidades de cada hospital, desenhámos três modelos pedagógicos de suporte: modelo centrado na sala de aula, modelo centrado nas dinâmicas de escola e modelo misto (Cordeiro, 2005). O trabalho com os alunos internados é benéfico para a sua permanência no hospital e para o seu regresso à escola, mas tem outros impactos positivos, nomeadamente, ao nível dos professores e alunos das escolas parceiras. Neste webinar falar-se-á da origem e motivações da TeleAula, das formas de funcionamento, da história e de algumas histórias que marcaram os professores. Na realidade complexa dos hospitais, os professores enfrentam diariamente dificuldades e desafios e, por isso, a professora Sónia Bártolo também falará da sua experiência no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e das formas de vencer esses desafios.