Diferenciação pedagógica
O Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva é uma das seis escolas do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP).
O agrupamento tem investido muito do seu esforço na tentativa de encontrar soluções e estratégias para o sucesso de todos os alunos, independentemente das suas caraterísticas e dificuldades.
A diferenciação pedagógica tem-se revelado uma ferramenta de excelência na procura da verdadeira inclusão, uma vez que otimiza os diferentes percursos de aprendizagem, num mesmo período de tempo.
Ao perfil heterogéneo dos alunos, as equipas educativas têm respondido com uma diversidade de estratégias de ensino. A diferenciação pedagógica é um mecanismo que se tem revelado potenciador das capacidades de cada indivíduo.
Neste sentido, o agrupamento tem assumido algumas ações e medidas estratégicas promotoras de sucesso, nomeadamente a priorização das aprendizagens, uma organização curricular distinta (desde matrizes curriculares, a atividades de enriquecimento e extracurriculares), a criação de ambientes educativos inovadores, a promoção da articulação curricular, a dinamização de assembleias de escola, a construção conjunta e corresponsabilizada do saber através de um conjunto de tutorias entre discentes e a regulação através da implementação de Planos Individuais de Trabalho.