Desporto Escolar e ISF Inclusive Sport Games 2018
Os grandes eventos desportivos são, por si só, uma importante oportunidade de alargar os horizontes dos intervenientes, dinamizar os agentes socioeconómicos a nível local, promover o convívio entre diferentes culturas e, desta forma, envolver e acoplar formas distintas de atuação perante o mundo e a vida.
Em Portugal, tem sido uma prioridade para o Desporto Escolar o desenvolvimento de atividades para alunos com necessidades educativas especiais/portadores de deficiência.
Assim, tem vindo a crescer o Desporto Adaptado no País e nas escolas em particular, estando asseguradas atividades ajustadas a este tipo de população com a enorme preocupação de uma participação inclusiva.
O Desporto Adaptado no Desporto Escolar tem apresentado, desde o seu aparecimento, um crescimento anual significativo, tanto em número de alunos envolvidos nos vários momentos competitivos como no número desses momentos. O crescimento desta população específica, não apenas em Portugal, mas por todo o mundo, tem sido uma realidade. Uma competição de referência e pioneira a nível escolar assume particular relevância estratégica e operacional no processo de desenvolvimento contínuo e sustentado do Desporto para alunos com deficiência.
Incluir através do Desporto é aquilo que pretendemos promover. Assumir a inclusão é o desafio da ISF. Para que a inclusão seja uma realidade na ISF, Portugal assume a responsabilidade de organizar um evento desportivo destinado a esses jovens estudantes, garantido o empenho e a qualidade já demonstrados em organizações anteriores adjudicadas ao nosso país.
Estamos convictos de que o evento ISF – INCLUSIVE SPORT GAMES – será uma oportunidade fantástica de promoção e desenvolvimento das práticas para alunos portadores de deficiência e, com o envolvimento das nossas escolas e alunos, estamos certos de que será um forte contributo para o combate ao abandono escolar, promoção do voluntariado e da prática do desporto.