Como ser um professor impulsionador do Collaborative Problem Solving

Collaborative Problem Solving (CPS) é uma metodologia cognitiva e educacional, que corporiza um conjunto de competências críticas e necessárias, quer em contexto educacional quer no mercado de trabalho. Tal fica claro quando se entende que a colaboração tem vantagens distintas em relação à resolução individual de problemas, porque envolve: a divisão eficaz do trabalho; a incorporação de informações de múltiplas fontes de conhecimento, perspetivas e experiências; maior criatividade e qualidade das soluções, estimuladas pelas ideias dos membros do grupo. No PISA 2012 (OCDE, 2010), ser professor que utiliza o CPS, pressupõe trabalhar “com” os alunos e não “para” os alunos, investindo no desenvolvimento das competências de pensamento crítico e criativo. Mas, objetivamente, como pode o professor impulsionar nos alunos, atitudes como collaborative problem solvers?

Este webinar intenta caracterizar esta metodologia e as competências envolvidas. Será apresentada uma atividade que pode ser replicada pelos professores, em contexto de sala de aula, para que os alunos se tornem abertos à utilização de tal metodologia como processo de aprendizagem.