Maria Lúcia Leitão

Maria Lúcia Leitão

Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal.

Com formação em Economia e Estudos Europeus, Maria Lúcia Leitão desempenha as funções de Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal desde a sua criação (em 2011), no seguimento da sua nomeação como Diretora Adjunta do Departamento de Supervisão Bancária em 2007.

Maria Lúcia Leitão preside igualmente à Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, liderada pelas três autoridades de supervisão financeira.

Participa ativamente em vários fóruns internacionais no domínio da proteção dos consumidores de produtos financeiros e da formação financeira. No plano internacional, Lúcia Leitão é Presidente da Organização Internacional para Proteção do Consumidor Financeiro (FinCoNet) e é membro do Conselho Consultivo da OCDE/INFE (International Network on Financial Education). Na esfera europeia, participa como membro do Comité Permanente para a Proteção dos Consumidores e Inovação Financeira da Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês). Participa igualmente no Grupo de Trabalho do G20/OCDE sobre a Proteção do Consumidor de Produtos Financeiros. Participou no Comité Conjunto das Autoridades Europeias de Supervisão (AES).

Maria Lúcia Leitão participa ainda em reuniões internacionais a convite de organizações como o G20/GPFI, a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês), Banco Mundial e a Child and Youth Finance International.

Webinars em que participa: