Maria do Céu Roldão
Doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá, e Agregada em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal.
Exerceu funções docentes no Ensino Superior Politécnico e Universitário desde 1985, tendo sido professora Coordenadora com Agregação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, onde se aposentou em 2005. Colaborou , como docente e como investigadora , com as Universidades de Aveiro, Católica, dos Açores, de Macau, Lusófona e do Minho.
É atualmente Professora Associada convidada na Universidade Católica Portuguesa e investigadora do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humana (CEDH) na mesma universidade.
Participou em diversos projetos da OCDE em representação do Instituto de Inovação Educacional, de que foi vice-presidente, e trabalhou como consultora em projectos da Unesco para a América Latina , e também em projectos de cooperação com Moçambique e com Cabo Verde. Tem sido, em diversos contextos, consultora do Ministério da Educação na área do currículo.
Colabora regularmente com várias universidades brasileiras, nomeadamente a PUC São Paulo, a UniCamp, a UNESP e a Universidade Católica de Petrópolis.
Foi docente de História no ensino básico durante dezoito anos. Os seus principais interesses científicos situam-se na área do Currículo e Teoria Curricular e Formação de Professores, nomeadamente ligados às questões da gestão e diferenciação curricular nas situações de diversidade socio-cultural das sociedades actuais, e ao campo da profissionalidade docente e conhecimento profissional, tendo publicado diversos livros e numerosos artigos científicos nestes domínios.