Maria Vicente

Maria da Conceição Vicente

Natural de Águeda, onde reside, é licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde fez também o Curso de Ciências Pedagógicas. Exerceu funções docentes como professora de Francês e de Português  (2.º e 3.º ciclos), tendo estado, durante vários anos, ligada à formação de professores como orientadora de estágio. Exerceu, também, diversos cargos no âmbito da gestão escolar e da articulação curricular e foi responsável pela biblioteca escolar, tendo coordenado vários projetos ligados à promoção da leitura e à introdução das TIC  nestes mesmos projetos.
É autora de vários livros no âmbito dos materiais de apoio ao estudo de Português para o 2.º e 3.º ciclos, publicados pela Porto Editora.
Presentemente, para além da escrita, dedica-se a atividades de promoção da leitura e à dinamização de oficinas de leitura e de escrita, realizadas em escolas e bibliotecas.
Participou em várias antologias e publicou mais de uma dezena de livros de Literatura Infantil e Juvenil, entre os quais, Do querer ao ter há muita coisa a fazer (2015) e História da Formiga e da Cigarra que não foi na cantiga (2015), da coleção “Literacia Financeira”, da editora Trinta Por Uma Linha, ambos incluídos nas listas do Plano Nacional de Leitura (PNL).

 

Webinars em que participa: