Indisciplina na escola: Para uma prática integrada
A indisciplina e violência nas escolas são sentidas como fatores que contribuem para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos. De acordo com a literatura no domínio, a problemática tende a agravar-se, o que justifica uma avaliação e intervenções integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. Esta prática, desenvolvida no Agrupamento de Escolas de Frazão em Paços de Ferreira, teve como objetivos gerais melhorar o clima psicossocial da escola e também, contribuir para a redução das ocorrências disciplinares dentro e fora da sala de aula. O trabalho que agora se apresenta, consistiu na organização de processos de consultadoria / formação, através das modalidades de Oficina de Formação e Seminário. O público-alvo direto foram os professores do agrupamento em questão e indiretamente, incidiu também sobre os alunos. Os projetos realizados contemplaram objetivos, níveis de escolaridade e espaços distintos, tendo no seu conjunto, dado corpo a um projeto integrado de promoção dos comportamentos positivos a implementar.