O papel das estruturas intermédias e suas lideranças na qualidade das práticas de ensino
A liderança escolar tem efeitos significativos na aprendizagem, desenvolvimento e sucesso académico dos alunos e na qualidade das organizações educativas, pelo que das suas práticas depende, em grande medida, a eficácia da ação da escola. A presente comunicação analisa a importância das lideranças intermédias no sucesso escolar dos alunos e no desenvolvimento profissional dos docentes e apresenta o Projeto que, integrando estes pressupostos, está a ser desenvolvido no Agrupamento de escolas do Rio Arade, no Algarve. Intitulado “Partilha de Práticas Pedagógicas”, o projeto é centrado nas dinâmicas de sala de aula que os professores desenvolvem no seu quotidiano profissional. Através de um compromisso individual de mudança, os docentes procuram melhorar os processos de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, alcançar o objetivo de diminuir o insucesso escolar dos alunos.
Bibliografia de apoio
- Ainley, J. & Mckenzie, P. (2000). School Governance: Research on Educational and Management Issues. International Educational Journal, Vol 1, Nº. 3: 139-151.
- Barker B. (2007). The Leadership Paradox: Can schools leaders transform student outcomes? School Effectiveness and School Improvement, vol. 18, Nº. 1: 21-43.
- Beatie, M. (2002). Educational Leadership: modelling, mentoring, making and re-making a learning community. European Journal of Teacher Education. Vol. 25, Nºs. 2/3: 199-221.
- Bert, P. M. C. & Gerry, J. R. (2005). Linking School Effectiveness and School Improvement: The background and outline of the project. School Effectiveness and School Improvement, Vol. 16, Nº. 4: 359-371.
- Coppieters, P. (2005). Turning schools into learning organizations. European Journal of Teacher Education. Vol. 28, Nº. 2: 129-139.
- Costa, J. A. (2000). Liderança nas Organizações: revisitando teorias organizacionais num olhar cruzado sobre as escolas. In J. A. Costa, A. N. Mendes & A. Ventura (orgs.). Liderança e estratégia nas organizações escolares (pp. 15-33). Aveiro: Universidade de Aveiro.
- English, F. W. (2008). The Art of Educational Leadership. Balancing Performance and Accountability. London, Sage Publications, Ltd.
- Glatter, R. (2007). As escolas e os sistemas de ensino perante a complexidade: Desafios organizacionais. In IGE (org.). Atas da Conferência? As escolas Face aos Novos Desafios?. Lisboa: IGE.
- Leithwood, K., Day, C., Sammons, P., Harris, A. & Hopkins, D. (2009). Seven Strong Claims About Successful School Leadership. National College for Leadership. http://www.nationalcollege.org.uk/docinfo?id=17387&filename=seven-claims-about-successful-school-leadership.pdf.
- Ross, J. & Gray, P. (2006). Transformational Leadership and Teacher Commitment to Organizational Values: The mediating effects of collective teacher efficacy. School Effectiveness and School Improvement, Vol . 17, Nº. 2: 179-199.
- Sanches, M. F. C. (1996). Imagens de liderança educacional: ação tecnocrática ou ação moral e de transformação? Revista de Educação, Vol. VI, nº. 1: 13-35.
- Santos Guerra, M. (2002). Entre Bastidores: o lado oculto da organização escolar. Porto: Edições ASA.
- Sergiovanni, T. J. (2004). Novos caminhos para a liderança escolar. Porto: Edições ASA.