Escola inclusiva
Neste webinar, a Dr.ª Sofia Ramalho, Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) irá apresentar a sua perspetiva sobre o papel do psicólogo escolar na promoção de uma escola inclusiva.
Esta perspetiva assenta numa visão de uma Escola com uma capacidade de resposta diferenciada em função das necessidades educativas dos alunos, mas, também, uma escola que tem em consideração as diferentes equipas multidisciplinares, garantindo esforços conjuntos, soluções e práticas pedagógicas diferenciadas, de acordo com as necessidades, estilos de aprendizagem e o perfil de cada aluno em particular e do grupo-turma em geral.
Um dos maiores contributos desta perspetiva sobre a educação inclusiva assentará, também, na inclusão dos diferentes contextos de vida do aluno e daí decorre a necessidade de convocar as famílias, os órgãos de gestão, o poder local e administração educativa, no sentido de todos, em conjunto, poderem refletir sobre a inclusão e sobre as medidas diferenciadas de resposta às necessidades de cada um dos alunos.
Mais do que uma intervenção igualitária para todos os alunos, trata-se de uma aposta na equidade, através da ponderação do que cada aluno necessita, fazendo opções específicas que possam promover a verdadeira inclusão de todos os alunos em função da realidade de cada escola.
Esta é uma perspetiva que está alinhada com as medidas mais recentes de promoção do sucesso escolar.