Práticas promotoras de cooperação entre alunos
Educar para a participação democrática depende do modo como, em qualquer área curricular, se planifica e se concebem os desafios educativos, os apoios e os recursos, se promovem as práticas de cooperação entre pares no espaço da sala de aula, ou como se estimula a reflexão solidária sobre as experiências vividas. Não se podem circunscrever os projetos de educação para a cooperação ao desenvolvimento de práticas colaborativas entre alunos em momentos circunscritos ou a temas e disciplinas privilegiadas, do mesmo modo que não há materiais e recursos mais adequados para se promover um tal projeto, já que é o modo como esses materiais e recursos são utilizados que determina a possibilidade de um tal projeto ocorrer. Importa romper com os pressupostos do paradigma da instrução e do ensino simultâneo e se compreenda que as práticas cooperativas são uma oportunidade de formação pessoal e social dos alunos que as realizam e que as vivenciam. Aprender com os outros é a grande oportunidade que a escola para todos proporciona aos seus alunos, ampliando os seus horizontes, as suas experiências e reconhecendo nos outros as diferenças, de forma a que consiga compreender melhor a sua singularidade.