Portefólios Digitais – desafios e oportunidades

A construção de um portefólio pode ter objectivos de natureza distinta. Pode ser uma estratégia de promoção de aprendizagens, um instrumento de avaliação académica ou profissional, um “argumento” na procura de um emprego, um meio de promoção e marketing de um produto ou empresa, um registo de desenvolvimento pessoal e ou profissional, entre outros. No contexto educacional, a generalidade dos portefólios pode enquadrar-se em três categorias: portefólios de estudantes, portefólios de professores e portefólios da instituição.
A diversidade de contextos e de objectivos que pode estar subjacente à implementação de portefólios, nomeadamente em contextos educacionais e escolares levam Helen Barret (2005:s/pág.) a afirmar que o termo portefólio deve ser sempre acompanhado de um adjectivo ou um termo modificador que descreva o propósito para o qual está a ser, ou foi, elaborado. Deve contudo ter-se presente que, com frequência, a elaboração de um portefólio pode servir ou enquadrar-se simultaneamente em mais do que um dos tipos enumerados.
No contexto educacional e escolar os portefólios podem ser utilizados com foco em contextos diferenciados: centrados na escola, assumindo-se como meio de apresentação e publicitação da própria escola, centrados nos alunos, constituindo-se como estratégia de promoção de aprendizagens e/ou de avaliação, ou centrados nos professores, constituindo-se como instrumento/processo de desenvolvimento profissional e/ou de avaliação de desempenho. Na nossa intervenção focaremos alguns aspectos referentes aos portefólios institucionais, portefólios de alunos e de professores com particular ênfase nos webfolios, aqui entendidos como versões online dos e-portfolios. Central será também a ideia de que os portefólios podem ser um importante elo de ligação e articulação entre as aprendizagens dos alunos e o desenvolvimento profissional dos professores.

 

Bibliografia de apoio

  • GOMES, Maria João (2006). Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas. In Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares – III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Braga: CIEd; pp.295-306. [Disponível online em http://hdl.handle.net/1822/8083
  • GOMES, Maria João (2008). Educational potential of e-portfolios: from student learning to teacher professional development. In Fernando Albuquerque Costa e Maria Adelina Laranjeiro (orgs.), e-Portfolio in Education. Practices and reflections. Coimbra: Associação de Professores de Sintra, pp.11-18. [disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/8622]
  • GOMES, Maria João & ALVES, Ana Paula (2010). Potencial educativo dos e-portefólios. In e-Curriculum; São Paulo: Pontífica Universidade de São Paulo, vol.5, n.02, Julho de 2010, pp. 1-12. [Disponível em http://hdl.handle.net/1822/10922]
  • LOUREIRO, Maria José; MOREIRA, António; GOMES, Maria João (2008). ePortfolios and eArgumentation. In Fernando Albuquerque Costa e Maria Adelina Laranjeiro (orgs.), e-Portfolio in Education. Practices and reflections. Coimbra: Associação de Professores de Sintra pp. 53-54. [Dsiponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/8583]
  • ALVES, Ana Paula & GOMES, Maria João (2007). E-Portefólios: Um estudo de caso no Ensino da Matemática. In A. Barca, M. Peralbo., A.. Porto; B. Duarte da Silva e L. Almeida, L. (Eds.) (2007). Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. ISSN: 1138-1663; pp.1035-1046. [Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7052]
  • ALVES, Ana Paula & GOMES, Maria João (2007). Desenvolvimento de portefólios electrónicos no ensino da Matemática. In Actas do Congresso ProfMat-07 [CD-ROM]; Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN 978-972-8768-31-7. [Disponível online em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7662]
  • ALVES, Ana Paula & GOMES, Maria João (2007). Como organizar Portefólios na sala de aula de Matemática. In Actas do Congresso ProfMat-07 [CD-ROM]; Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN 978-972-8768-31-7. [Disponível online em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7665]