Reflexões sobre a importância de recursos educativos digitais para a inovação das práticas educativas na Escola

Esta apresentação constitui uma reflexão do autor sobre a importância que, hoje em dia, os recursos educativos em suporte digital poderão ter nos processos de inovação educativa. Depois de alguns conceitos introdutórios, o autor revisita alguns dos processos relativos à criação, organização, uso e avaliação de recursos bem como alguns dos aspectos críticos no desenvolvimento dos repositórios digitais em particular as questões relacionadas com a avaliação e a qualidade dos recursos. O autor sublinhará ainda a importância da dinamização das comunidades de prática na sustentabilidade dos repositórios de recursos educativos digitais.

 

Bibliografia de apoio

  • A. Margaryan & A. Littlejohn (2008 ) Repositories and communities at cross-purposes: issues in sharing and reuse of digital learning resources. Journal of Computer Assited Learning. Caledonian Academy, Glasgow Caledonian Unit.
  • Hill, Janette R & Hannafin, Michael J. (2001 ) Teaching and Learning in Digital Environments : The Resurgence of Resource-Based Learning. ETR&D, 49 (3) 37-52.
  • Littlejohn, A., Falconer, I. e Mcgill, L. (2008) Characterising effective e-learning resources. Computers and Education 50 (2008) 757-771.
  • Memmel, M., Wolpers, M. e Tomadaki, E. (2008) An approach to enable collective intelligence in Digital Repositories. Proceedings of ED-MEDIA 2008, World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications, June/July 2008, Vienna, Austria.
  • Ramos, J.L. , Teodoro, V.D., Fernandes, J.S., Ferreira, F.M. e Chagas, I. ( 2010) Recursos educativos para Portugal. Estudo estratégico. GEPE. Ministério da Educação.