Pensamento computacional na Escola, no currículo e na aprendizagem

Temos vindo a assistir a um "movimento" de reflexão (e de reforma) no que diz respeito ao conteúdo e às práticas educativas no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação, em todos os níveis de ensino. Este "movimento" teve origem em sinais de alarme, materializados pela progressiva redução do número e do nível de preparação dos alunos que escolhem carreiras nos domínios mais competitivos da economia (engenharias, tecnologias, saúde, etc.). Acrescente-se a escassez de recursos humanos qualificados no mercado global de trabalho, face às necessidades sentidas nos domínios assinalados. Esta apresentação seguirá os seguintes tópicos:

  1. Definição/caracterização dos conceitos em presença;
  2. Justificação para a introdução do pensamento computacional na escola;
  3. Breve caracterização das práticas educativas predominantes no ensino das TIC, noutros países e em Portugal, de um modo geral. O caso das metas curriculares TIC do 7.º e 8.º ano de escolaridade;
  4. Identificação de práticas e experiências educativas num contexto de introdução e desenvolvimento do pensamento computacional na escola no currículo e na aprendizagem;
  5. Questões para reflexão futura.