Os Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
A rede nacional de Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC), data de 2007-2008 e é constituída por 25 centros sedeados em escolas públicas, que avaliam as necessidades dos alunos com NEE de caráter permanente no que respeita a tecnologias de apoio. Mais de mil alunos com NEE têm sido avaliados em cada ano, com problemáticas do foro sensorial, mental e neuromusculoesqueléticas. Os alunos avaliados encontram-se distribuídos por todos os anos de escolaridade, com incidência no 1.º ciclo. Uma parte das tecnologias de apoio recomendadas pelos CRTIC têm sido anualmente financiadas pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).
Os CRTIC de Viana do Castelo e de Santarém são os convidados neste webinar para reportarem alguns aspetos da atividade comum da rede nacional dos CRTIC. O CRTIC de Viana do Castelo focaliza a sua intervenção no processo de avaliação dos alunos com NEE, no que respeita a tecnologias de apoio.
O CRTIC de Santarém centra a sua atenção nos mecanismos de informação à comunidade educativa e na formação de professores na área das tecnologias.
Material de apoio