O Projecto Curricular de Turma como instrumento estratégico no processo de diferenciação pedagógica
Um projecto de trabalho com pessoas assente em quatro perguntas: quem somos, o que queremos fazer, como vamos fazer, como monitorizamos e avaliamos.
Na turma, espaço cultural intermédio, o projecto curricular de turma assume-se como documento estratégico, que permite a participação diversificada de todas as pessoas que a constituem. Guia o grupo na elaboração de respostas para estas perguntas. Interpreta o currículo, dando sentido às aprendizagens personalizadas em cooperação.
Bibliografia de apoio
- Apresentação do orador
- Bettencourt, Ana Maria (2009) “Cidadania: Políticas e práticas – desencontros” in Sanches (org.): A escola como espaço social. Leituras e olhares de professores e alunos. Porto: Porto Editora.
- Canário, Rui & Santos, Irene (org) (2002). Educação, Inovação e Local. Setúbal: Instituto das comunidades educativas.
- Hopkins, David (2009): Confronting the Elephant in the Classroom – strategies for addressing the instructional core. http://ebookbrowse.com/search/david-hopkins-elephant-in-the-classroom, consultado em 22 de Fevereiro de 2001.
- Houssaye, Jean (2004): “Pedagogia: justiça para uma causa perdida?” in Houssaye, Soetard, Hameline e Fabre: Manifesto a favor dos pedagogos. São Paulo: Artmed.
- Jorro, Anne (2006) “Devenir ami critique. Avec quelles compétences et quels gestes professionnels?” In Mesure et Évaluation en Éducation, Vol.29, N° 1, pp 31-44.
- McKinsey Report (2010), http://www.mckinsey.com/ consultado em 21 de Fevereiro de 2011.
- Meirieu, Philippe (1996) Frankenstein, pédagogue. Paris : ESF.
- Paulus, Pascal e Valente Pires, Isabel (2009). “Projecto de Investigação-acção no TEIP de Vialonga e de Poceirão” in Universidade do Minho: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho.
- Paulus, Pascal (2008). Trabalho autónomo na sala de aula: que autonomia e que trabalho? http://pascalpaulus.files.wordpress.com/2009/09/trabalhoautonomo1.pdf, consultado 5 de Outubro de 2010.
- Paulus, Pascal (2006). A escola faz-se com pessoas. Porto: Profedições.
- Roldão, Maria do Céu (2003). Diferenciação curricular revisitada. Conceito, discurso e praxis. Porto: Porto Editora.
- Roldão, Maria do Céu (1999). Gestão curricular. Fundamentos e práticas. Lisboa: DEB.