Envolvimento dos diversos actores educativos na reflexão sobre a escola

Este agrupamento tem tentado encontrar os melhores caminhos para os problemas detectados. Assim, tendo em conta o actual quadro legislativo e superando as “imposições” dele decorrentes, propusemo-nos ultrapassar as dificuldades sentidas, relativamente à problemática da articulação, da comunicação, da liderança e da assunção de papeis dos vários intervenientes no processo educativo, com o objectivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Para que essa intervenção pudesse ser potenciada, sentimos necessidade de envolver os diversos actores educativos na reflexão sobre a escola. Para o efeito foram criados quatro eixos de intervenção (Organização e Gestão; Aprendizagens; Ambiente Educativo e Intervenção Comunitária; Coordenação, avaliação e monitorização) à volta dos quais se têm vindo a promover diferentes dinâmicas reflexivas.

Bibliografia de apoio

  • Apresentação da orador
  • BARROSO, João (1998). Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
  • BRITO, Carlos (1998). Gestão escolar participada: na escola todos somos gestores. Lisboa: Texto Editora.
  • MORGADO, José (2004). Qualidade na Educação – Um Desafio para os Professores. Lisboa: Editorial Presença.
  • INA (2007). Documentação de Apoio ao Módulo Gestão de Recursos Humanos – Curso de Valorização Técnica Orientado para a Administração Escolar.
  • ISCSP (2008). Documentação de apoio ao Módulo Parcerias Educativas – Formação Especializada – Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar. Lisboa: ISCSP.