Avaliar competências: o exemplo da Boa Água
A promoção da valorização do papel do aluno na construção da sua aprendizagem, a apropriação de conhecimentos, valores e capacidades, constituem-se como desafios que conduzem ao desenvolvimento de competências-chave. Aceitando este desafio, a Escola da Boa Água, criada em 2009, no concelho de Sesimbra, foi uma das 6 escolas convidadas para integrar o Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP) da DGE.
Um dos desafios consistiu na criação de um modelo de avaliação consistente, eficaz e coerente, potenciador da regulação das aprendizagens dos alunos.
Como resultado de uma reflexão conjunta, surgiram mudanças ao nível das dinâmicas na sala de aula, o que implicou a construção de um modelo de avaliação mais coerente com as experiências diárias dos alunos. A valorização da avaliação formativa e a criação de diferentes instrumentos de registo, concretizados na Escola da Boa Água num modelo de avaliação inovador, tem promovido as aprendizagens dos alunos e incentivado o trabalho colaborativo entre docentes.