Aprendizagem da leitura e da escrita: atividades lúdicas
A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo, com início antes da escolaridade formal, no qual intervêm a dimensão social e cultural da língua, uma componente linguística e a relação pedagógica. Estudos sobre literacia emergente têm demonstrado uma forte correlação entre práticas de literacia, o desenvolvimento de um conjunto de competências de literacia emergente evidenciadas nos anos pré-escolares e o posterior sucesso na aprendizagem formal da leitura e escrita. A preparação para o sucesso nesta aprendizagem passará pela promoção de um ambiente rico em práticas de literacia que promovam estas competências através das experiências que as crianças estabelecem, desde muito cedo, tanto em contextos informais (família) como formais (escola). A Fundação Aga Khan, em parceria com o ISPA-IU, desenvolveu um projeto de prevenção do insucesso na aquisição da linguagem escrita – “Clubes de Leitura e Escrita: Conto Contigo” –, onde foi implementado um programa de consciência fonológica com atividades funcionais de leitura e escrita e atividades de escrita inventada, cujos resultados foram a base para o manual de Jogos de Leitura e Escrita para Aprender a Ler.