Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
A Organização das Nações Unidas consagrou o dia 27 de Janeiro, aniversário da libertação do campo concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Portugal juntou-se oficialmente a esta evocação através da Resolução da Assembleia da República n.º 10/2010, de 2 de fevereiro.
O regime nazi iniciou medidas de perseguição e repressão logo após chegar ao poder, em 1933. Os alvos eram, para além dos opositores políticos, sindicalistas, homossexuais, ciganos e judeus. Ao longo dos anos trinta, a perseguição a estes dois grupos étnicos agravou-se. Com a invasão da Polónia, em 1939, a repressão estendeu-se aos mais de dois milhões de judeus que aí viviam. Seguiu-se o processo de organização da "Solução Final" da questão judaica.
O Holocausto foi o processo de genocídio, organizado e metódico, com o objetivo de aniquilar os judeus da Europa e levado a cabo pela Alemanha nazi. Lembrar e ensinar estes acontecimentos contribuem para refletirmos sobre os perigos da indiferença às violações dos direitos humanos, ontem e hoje.