Teodolinda Magro
Teodolinda Magro
Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel de Estremoz
Teodolinda Magro-C é professora da Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel de Estremoz (ESRSI).
Licenciada em Ensino de História e Ciências e Sociais, pela Universidade de Évora, foi vice – presidente do Conselho Diretivo da Escola Básica Integrada Garcia d`Orta, de Castelo de Vide, entre 1990 e 1992 e Vice-Presidente da Comissão Provisória da Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel de Estremoz, no ano letivo de 2000/01.
No ano letivo de 2001/02 cria o Projeto TurmaMais com o objetivo de reduzir os níveis de insucesso escolar dos alunos do ensino básico. O mesmo passa a ser implementado na Escola Secundária de Estremoz, experimentalmente, no ano letivo de 2002/03, após autorização da Direção Regional de Educação do Alentejo.
Entre 2003 e 2004 é formadora do Curso de Formação «Trabalhar com os Novos Programas de História A do Ensino Secundário-10º ano e 11º ano.».
Em 2005 o projeto TurmaMais recebe a aprovação da Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto Projeto de promoção do sucesso escolar, e o seu alargamento experimental a três escolas do Alentejo é feito pela parceria formada com o Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora e a Direção Regional de Educação do Alentejo.
Publicou, em 2006, em co-autoria, o artigo “O projecto TurmaMais: dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolares” na Revista Portuguesa de Investigação Educacional da Universidade Católica Portuguesa. Em 2008 publica o artigo “Diversificar Meios e Conteúdos Educativos para melhorar o Sucesso” na Revista Seminários e Colóquios do Conselho Nacional de Educação, na publicação: A Escola Face à Diversidade: Percepções, Práticas e Perspectivas.
Em 2009 é atribuído ao Projecto TurmaMais o Prémio “Boas Práticas no Sector Público, na categoria de serviço ao Cidadão – Ensino” 7ª Edição, numa iniciativa da Deloitte, desenvolvida com a colaboração do Diário Económico, do Instituto Nacional de Administração Pública (INA) e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
A partir de maio de 2009 inicia a sua participação no Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). Este Programa promove a abertura de um Concurso de Candidatura de escolas, promovido pelo Ministério de Educação, através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), para apoio ao desenvolvimento de projectos de escola para a melhoria dos resultados escolares no ensino básico.
No ano letivo de 2009/10, no âmbito do PMSE, é nomeada representantes da Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz na Comissão de Acompanhamento das Escolas com metodologias organizacionais TurmaMais, criada ao abrigo do Despacho n.º 100/2010.