Tecnologias de apoio livres e de baixo custo
Este webinar tem como objetivo apresentar algumas soluções tecnológicas livres e de baixo custo para alunos com necessidades educativas especiais.
A rede nacional dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) foi criada em 2007-2008 e, desde então, tem vindo a avaliar as necessidades dos alunos com NEE no que respeita a tecnologias de apoio para garantir o acesso ao currículo.
Esta rede nacional constituiu-se nos últimos anos como a rede de entidades prescritoras de produtos de apoio financiados pelo Ministério da Educação que integra o Sistema Nacional de Atribuição de Produtos de Apoio, o qual abrange também o Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Tem havido, no entanto, um esforço para explorar soluções alternativas de baixo custo bem como software livre que possa responder às necessidades mais imediatas dos alunos.
Neste contexto, convidámos os colegas de dois dos 25 centros existentes - a Laura Chagas do CRTIC de Portalegre e o Francisco Borges do CRTIC de Cinfães para nos falarem das soluções tecnológicas que têm desenvolvido.