Supervisão - uma perspetiva colaborativa
O projeto de Supervisão surge como um conceito cúmplice do trabalho colaborativo ao serviço do desenvolvimento da organização e do desenvolvimento profissional dos docentes. Trata-se de um processo de construção conjunta de melhoria, implementado a partir de ações de capacitação e observação de aulas, abrangendo vertentes das didáticas, dos apoios e da indisciplina. O trabalho de observação ecológica efetuado entre docentes, numa perspetiva de colaboração interpares, permite-nos entrar na sala de aula e retirar dados importantes acerca do que lá acontece, direcionando a observação e reflexão sobre as práticas pedagógicas para a resolução de problemas. No caso específico do AE de Santo António, Barreiro, a supervisão foca-se em aspetos pedagógico-didáticos e nas questões da indisciplina. A discussão pós-aula, inicialmente entre pares e numa fase posterior em conselho de turma, permite a partilha de experiências e estratégias, por exemplo, contribuindo para a uniformização de procedimentos com vista à prevenção, redução e até mesmo eliminação de alguns comportamentos de indisciplina em sala de aula.