Parceria Escola/CRI: Uma Estratégia para a Inclusão

Os Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) visam apoiar as escolas na inclusão das crianças e jovens com deficiências e incapacidades, em parceria com estruturas da comunidade.

Em 2014 foi realizado o Estudo Avaliação das Políticas Públicas – Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: O Caso dos CRI, por iniciativa da DGE. As recomendações desse Estudo relacionadas com a intervenção da parceria Escola/ CRI em torno dos apoios aos alunos com NEE foram transpostas para orientações de trabalho, dando assim origem ao roteiro recentemente publicado pela DGE: Necessidades Especiais de Educação - Parceria entre a Escola e o CRI: Uma Estratégia para a Inclusão. O roteiro destina-se aos profissionais da parceria, no âmbito do seu trabalho de promoção do máximo potencial dos alunos e de habilitação dos seus contextos. Trata-se de um contributo adicional às orientações nacionais existentes e às boas práticas instituídas em cada parceria. Está organizado ao longo do ciclo de prestação de apoios aos alunos e seus contextos. Para além das orientações de trabalho, são definidas responsabilidades dos intervenientes e apresentados exemplos de formulários e instrumentos.