A Mediação ao serviço do sucesso educativo

A mediação em contexto escolar tem vindo a assumir uma progressiva importância e reconhecimento por parte dos alunos, das respetivas famílias, dos encarregados de educação, da gestão das escolas, dos parceiros da comunidade e da própria tutela governativa responsável pelas políticas de Educação. Ela exige uma série de pressupostos que promovam a sua eficácia, eficiência e qualidade nos resultados e impactos, junto dos destinatários: alunos, famílias, professores, educadores, auxiliares de educação e comunidade/parceiros. A estruturação metodológica da intervenção facilita a orientação de todo o processo da mesma. Assim, o planeamento e avaliação permanente da intervenção metodológica da equipa multidisciplinar envolvida na mediação é absolutamente recomendável e essencial.Neste sentido, identificam-se 7 fases de intervenção técnica da mediação (sinalização, diagnóstico, argumentação e negociação, definição da intervenção, acompanhamento, avaliação e redefinição da intervenção). A mediação intervém em dois eixos: A prevenção (Ateliers, clubes, sessões de sensibilização para alunos,docentes,não docentes e encarregados de educação) e a reparação/remediação (avaliação e encaminhamento).