Participação para flexibilizar o currículo

Numa perspetiva de flexibilização, consideramos o currículo como sendo um guião, com abertura curricular, nomeadamente para o modelo de projeto. Sugerimos que, na escola,  crianças e docentes, equipas de docentes, adultos, crianças e jovens, se proponham realizar projetos de trabalho. A flexibilização da organização do currículo facilita a planificação e execução dos projetos, de modo diferenciado, no tempo e no espaço, obrigando a uma cuidada preparação e monitorização. Este tipo de flexibilização tem consequências para a avaliação do trabalho, dos processos de trabalho e, claro, da aprendizagem. A eficaz flexibilização exige certamente também um olhar crítico sobre o paradigma educativo utilizado no contexto escolar.

A conversa que vamos ter abordará estes e outros aspetos como contributos  para flexibilizar o currículo. Como apoio à flexibilização curricular apresentar-se-á um conjunto de instrumentos conceptuais que foram desenvolvidos a partir da interação prolongada com agrupamentos de escola e reunidos na Caixa de Ferramentas “Equidade e Participação em Contextos de Educação” recentemente lançada pela equipa de Educação da Fundação Aga Khan.